Em 2015, eu e a Jamile Nauderer, a nossa gerente de eventos, estávamos na cozinha, tomando um café, quando ela me lançou uma provocação, como tantas vezes fez ao longo dessa nossa parceria: “O que a gente pode fazer de diferente?”. Respondi quase no impulso: “Vamos fazer uma corrida aqui na vinícola”. E, como sempre acontece quando se fala algo para a Jamile, a ideia saiu do papel.
Naquele momento, não havia um modelo pronto nem certeza se daria certo. Havia somente a visão de que o vinho, a gastronomia e o esporte poderiam se conectar para formar algo maior.
A primeira edição da VinoRun nasceu assim, com muita ousadia. Nós havíamos feito uma parceria com a Girardi Esportes, com a Daiane Potrich sendo uma das organizadoras. Naquela edição, recebemos 400 corredores. A Jamile tinha muita experiência com a realização de eventos, mas até aquela data, nunca havia feito um esportivo. Eu também não era especialista em organizar corridas, mas tivemos a alegria de ter o apoio da Dai, que continua na organização da Vino até hoje, fazendo essa dobradinha com a Jamile. O que nos movia, na primeira edição, era a confiança de que, se fizéssemos com cuidado e autenticidade, poderia dar certo. E deu.
Dez anos depois, na edição de 2025, a VinoRun é reconhecida como a corrida mais charmosa do Rio Grande do Sul. Mas ela nunca foi só sobre correr. Foi, desde o início, sobre criar uma comunidade de atletas ao redor do vinho e da gastronomia.
Acontece que, ao longo do tempo, esses atletas viraram amigos que voltam todos os anos. E a amizade também se expandiu para o grupo de voluntários, com lista de espera para trabalhar no staff, com as parcerias que não buscam apenas exposição, mas que também querem entregar experiências positivas junto com a gente.
A VinoRun se transformou em uma comunidade que já viu casais se conhecerem e até se casarem aqui. Uma comunidade que, muitas vezes, conhece a Casa Perini pela primeira vez por meio da corrida e que retorna, seja para uma taça de vinho, ou para celebrar outros momentos da vida.
A cada edição, escutamos os nossos atletas e sempre aprendemos algo novo. Certa vez, um corredor nos sugeriu abrir inscrições para quem quisesse apenas correr, sem acesso ao pós-prova. Ouvir essa provocação nos fez crescer. Outros, sugeriram uma versão diferente, mais leve, com o clima ameno e mais festivo. Assim nasceu a VinoRun Summer, uma corrida ao pôr do sol, com espumante, música e uma atmosfera de balada a céu aberto no pátio da vinícola.
Mas, ao mesmo tempo, é preciso pensar na experiência completa. A VinoRun poderia ter milhares de corredores, mas nós escolhemos manter o limite de 800. Não por falta de demanda, mas porque acreditamos que qualidade e cuidado valem mais do que escala. Queremos que cada atleta receba um kit de excelência, que cada corredor encontre espaço no pátio e cada experiência vivida aqui seja lembrada com carinho.
Ao longo desses 10 anos, vimos o período de inscrições passar de 45 dias para 3 horas. Isso não acontece por acaso. Acontece porque construímos credibilidade com os nossos corredores, que sabem que vão encontrar muito mais do que uma linha de chegada ou um pódio: vão encontrar vinho, gastronomia, música, amizade, descontração e pertencimento.
A VinoRun é um símbolo daquilo que acreditamos aqui na Casa Perini: podemos inovar sem perder a essência, entregar qualidade sem abrir mão da proximidade e pensar em cada detalhe com dedicação para oferecer a melhor experiência possível.
Não criamos uma corrida. Criamos uma tradição e uma comunidade. Principalmente, criamos momentos que ficam para sempre na memória de quem participa.
E essa nossa história continua. Em breve, vamos nos reencontrar na VinoRun Summer. Uma corrida um pouco diferente, mas com a energia única dessa nossa comunidade.
Salvem a data, preparem os tênis e venham brindar com a gente: dia 28 de março de 2026 tem VinoRun Summer!
Por Franco Perini, Presidente do Conselho de Administração da Vinícola Casa Perini.



